7 de março de 2015

Dilúvio

7 de março de 2015

Resenha Dilúvio



Título: Dilúvio
Título Original: Waterfall
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 308




Na continuação de Lágrima, Lauren Kate nos proporciona a continuação da história de Eureka, cujas lágrimas inundaram a terra e agora trazem Atlântida de volta. Com o reino perdido retorna Atlas, seu malévolo monarca, e Eureka é a única que pode detê-lo. Mas para isso, ela precisará viajar pelos oceanos com Cat, Ander e sua família. E apenas com sua força interior ela poderá adquirir o conhecimento de que precisa para derrotar Atlas – antes que ele se aproveite de seu coração partido para alimentar seu reino.





Quote 1:  (...) - Não foi culpa sua - disse ela. Em primeiro lugar, ninguém estaria ali se Eureka não tivesse chorado. O pai estaria em casa empanando quiabo sobre o fogão respingado de óleo, cantando "Ain't No Sunshine" para Rhoda, que não teria morrido. - A culpa é minha.
Ela se lembrou de algo que um dos seus terapeutas tinha dito sobre a culpa, que não importava de quem era a culpa de uma coisa depois que ela ja estava feita. O que importava era como a pessoa reagia, como a pessoa se recuperava. Era na recuperação[o que Eureka precisava se concentrar: na recuperação do pai, na do mundo... na de Brooks também. Mas não sabia como eles poderiam  se recuperar de uma ferida tão profunda. (...)


Quote 2:  (...) Abri mão de Shiloh, mas não consegui abri mão de você porque meu amor por você é tudo que sou.
- Eu achava que o amor deixava a pessoa mais viva - disse Eureka. - Seu amor é... Como eu costumava ser: suicida.
- O amor é um trajeto infinito numa estrada sinuosa. Não é possível enxergar tudo sobre a outra pessoa de uma vez só. - Ander inclinou-se  para a frente na canoa que balançava, e inspirou. 
(...)





(...) E por ali, em algum lugar, nadava Ander, apaixonado pela garota que fizera aquilo. O ressentimento cresceu dentro de Starling quando pensou na traição do garoto. (...)



(...) Se Atlântida ressurgisse, seus moradores seriam restaurados à vida exatamente como estavam quando a ilha afundou. Atlas seria um homem robusto de 20 anos, no zênite de seu poder juvenil. O Despertar faria o tempo recomeçar para ele.
Atlas estaria livre para concretizar o Dilúvio. (...)

Solon, como todos os Semeadores, sofria de uma antiga maldição, o amor sugava sua vida, fazendo-o envelhecer rapidamente. Saber disso não evitou que se apaixonasse perdidamente por uma bela alemã chamada Bylbis há 70 anos atrás... Byblis era uma garota da Linhagem da Lágrima. Assim como Eureka.
E de certa forma o amor é isso...Você se entregar completamente, de corpo e alma a quem ama, como Solon se entregou à Byblis. Por toda a eternidade ou enquanto durar. 





(...) - Consigo mover algumas coisas para ajudar, mas não consigo detê-la. Não existe nada no universo com metade da força de seus sentimentos. 
- Por que não me contou o quanto meus sentimentos eram perigosos?
- Existe uma diferença entre poder e perigo. Seus sentimentos são mais poderosos que qualquer outra coisa no mundo. Mas não é preciso teme-los. O amor é maior que o medo. (...)

(...) Os galhos curvavam-se para a frente, cercando Cat no que parecia um suave abraço de gratidão. 
- Quero que todo mundo se apaixone.
- Mas por quê?
- O amor faz as pessoas se tornarem a melhor versão de si mesmas.
Eureka pegou uma cereja e entregou à amiga.
- Acho que você descobriu sua peculiaridade. (...)

Esse trecho é um dos mais marcantes, uma simples cena, pode sim nos fazer apaixonar-se. Às vezes uma frase já te enche de paixão, principalmente nos livros. Ver os “talentos” dos personagens serem expostos foi emocionante e lindo. A amiga de Cat foi uma das personagens mais cativantes da história. E sim, minha personagem preferida do livro foi ela.



(...) Mostrara a ela que o amor incondicional era algo possível, pois tinha amado duas mulheres que não facilitaram o amor dele por elas, que não davam valor ao fato  de o amor dele estar sempre presente. Ele ensinara a Eureka algo que Diana nunca teria sido capaz de ensinar: a não fugir quando parecia impossível ficar. Ele a ensinara a perseverar.

- Não acredito mais naquilo. – declarou seu pai. – Então diga a ele para cuidar de você. Não cometa os mesmos erros que eu. Aprenda com meus erros, cometa seus próprios erros e conte aos seus filhos o que fez de errado para que eles sejam ainda melhores que você. Não dê as costas para o que ama por medo. Espero que possamos nos reencontrar no Paraíso. – O robô fez o sinal da cruz. – Conserte as coisas, Eureka. Olhe bem nos olhos de seus erros. Se tem alguém que pode fazer isso, esse alguém é você. (...)

A morte do pai de Eureka (sim, a Lauren mata mais personagens em Teardrop Vol.2, porque claro, ela é a mestre em matanças!) foi a mais importante, a mais “sentida” de todas (porque não tem SÓ essa morte, logicamente...Até porque quando tia Lauren começa a matar, ela não para.) A morte dele se assemelhou muito com a de Penn (amiga de Luce, em Fallen). Mas a forma como Lauren Kate conseguiu mostrar as coisas boas das quais Eureka pôde aprender com ele, pôde fazer depois de sua morte... A maneira como ela levou essa cena tão “brutal” foi, apesar de tudo, dolorosa e triste, assim como as primeiras mortes que Lauren deu aos seus futuros (e atuais) fãs.

(...) - Queria que pudéssemos parar tudo e ficar aqui para sempre.
- O amor não pode ser parado, nem o tempo. – disse Ander, baixinho.
- Você está falando como se o amor e o tempo não fossem conectados – falou Eureka.  – Para você, os dois são a mesma coisa.
- Algumas pessoas medem o tempo pela maneira como o ocupam. Infância é tempo, colégio é tempo. – Ele tocou os lábios dela com a ponta do dedo. – Você sempre foi meu tempo. (...)

Ander e seu amor por Eureka é como o infinito, grandemente extenso e inacabável. Ouso dizer que foi um amor muito bem construído.








Em Dilúvio, eu pude ver mais dos personagens neles mesmos, senti mais enredo, mais mortes chocantes, mais emoção, mais ação, mais drama (e chorei mais!). Totalmente o contrário de Teardrop, que infelizmente não conseguiu me arrancar uma única lágrima (que irônico “Dilúivo” conseguir esse feito), e que achei muito fraquinho se tratando da diviníssima Lauren Kate.
Sem dúvida Dilúvio foi o melhor livro até agora (e como) e acredito que continuará sendo! Até porque é o último livro.... Teardrop não chega aos pés deste livro, acredito que não há uma palavra no mundo que possa definir este livro. Mas duas que podem chegar a quase definir seriam: Incrivelmente sensacional. Então se você amou Teardrop...Vai enlouquercer com Diluvio! E se assim como eu...você não curtiu Teardrop...você vai amar, idolatrar Dilúvio.
Foi tão mais emocionante quanto Fallen, tão maravilhoso quanto Tormenta, tão cativante quanto Paixão...Tão amável quanto Apaixonados (e por aí vai). Mas o principal: Tão esclarecedor quanto Anjos na Escuridão.
Eu quase morri (literalmente) com alguns personagens. Tia Lauren e sua maestria em mortes surpreende muito! Até mais do que já deveria, ainda mais para fãs que já conhecem este lado da escrita dela. Ouso dizer que há mais mortes do que na Saga Fallen inteira...e bom...tecnicamente é isso mesmo que acontece! MUITO mais mortes do que em toda a Saga Fallen.  Ela manteu sua forma de escrita, mas com a essência dos novos personagens e com uma nova maestria.
Um livro que não deixa UMA PERGUNTA solta no ar, que você consegue se envolver facilmente com os personagens, suas histórias, seus dramas, anseios... Consegue sentir o que eles sentem. Você tem vontade de estar com eles, ser eles (algumas pessoas sim, outras não) e o mais importante: que você se apaixona (como sempre) por eles, por CADA UM deles. Dilúvio superou todas as minhas expectativas, da de 10 a 0 em Teardrop e TODOS os fãs de Lauren Kate deve ler! Super recomendado! 


Um PS para os fãs: Como nem eu mesma sabia se teria volume 3 ou uma possível Saga de Teardrop, recorri a fonte (Lauren Kate) para saber se teríamos mais livros com Eureka, porque, por incrivel que pareça, o livro tem um final lindo, mas dá duas impressões diferentes: Uma de fim, outra de possível continuação. Então, para sanar toda essa dúvida ...está ai a resposta:


" Querida Stephanie,
Dilúvio vai ser o último livro da série. Eu estou muito feliz que você tenha desfrutado dele, mesmo que tenha feito você chorar! O Fim foi um choque para mim também assim como eu escrevi-o.

xx Lauren "


Bom, pelo que todos perceberam, infelizmente Teardrop/Waterfall terminam por aqui mesmo, foi bom enquanto durou... E enquanto vocês fãs lêm o ultimo livro, aguardamos por mais inspiração da nossa diva e querida Lauren Kate e que a Galera Record traga todos para nós em breve.

E por fim, um agradecimento especial para todo o pessoal da Galera Record, mas principalmente para a querida Manoela e o Alexandre que nos atendem com tanto carinho... Galera, toda a Equipe Frases de Fallen tem um prazer imenso em trabalhar com vocês, lendo, divulgando, compartilhando... esses livros maravilhosos! Obrigada pelo apoio! Sucesso a todos vocês.

                                       Beijos,





Nenhum comentário:

Postar um comentário