17 de agosto de 2014

A Seleção

17 de agosto de 2014

Resenha:  A Seleção





Título: A Seleção 
Título Original: The Selection
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Nº de páginas: 361


 
Não queria ser da realeza.
Não queria ser Um.
Não queria nem tentar.


Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto. 
Um dia America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa.
Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma.


Para trinta e cinco garotas a Seleção é a chance de uma vida.
Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis a vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É  a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para o mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança,e , aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.










 Para América Singer, a vida estava longe de ser tão ruim quanto todos de sua casta - a 5 (dos artistas) - reclamavam, apesar de sua situação financeira, ela vivia feliz e realizada ao lado de quem mais amava. Porém A Seleção - uma especie de reality show, visando encontrar uma noiva para o principe - iria começar, todas as garotas de todas as castas estavam ansiosas para se inscreverem e terema  oportunidade de conhecer o principe, a familia real, o palacio e as mordomias que ali existiam. Mas só 35 garotas teriam essa sorte, para muitas delas, isso era o seu sonho, ou até sua meta de vida.
Incentivada pelos pais - e receosa por Aspen (casta 6), apesar dele ter pedido que ela também se inscrevesse (porque não conseguiria dar a vida que ela merecia) - America acabou se inscrevendo, tendo a certeza de que nem que quisesse, seria selecionada. No dia em que as selecionadas foram anunciadas,  a casa nome anunciado, America tinha a mais pura certeza de que não iria, até que, em um dos ultimos nomes, o seu foi pronuncioado, ela perdeu o chão, ficou bem surpresa. Mas e agora? O que seria dela e de seu relacionamento romantico com Aspen e sua familia? Ficaria sem vê-los. Além de claro, ser obrigada a algo que não quer, ela certamente não descobriria o amor ali - pois ele já estava ao seu lado - aquilo seria uma prisão. Mas depois de algo que Aspen faz, ela caba aceitando o convite e parte para o palacio ao lado de mais 34 garotas.
Maxon é o principe e vive ao lado de seus pais no palacio de Illéa, isolado do mundo e das reais necessidades pela qual seu país passa - apesar de se envolver bastante com seu povo. Ao chegar na idade ideal para o casamento, seu pai o obrigada a iniciar uma nova Seleção - sem saber que o motivo não é apenas aquele. A ideia inicial da Seleção seria ser um sorteio onde os nomes das garotas estariam ali e que as mais sortudas fossem parar nos dedos do apresentador. Mas o que ninguéms abe é que isso tudo é manipulado, o rei escolhe dedo a dedo as candidatas, e na frente da tv, apenas finge que houve um sorteio.
Assim como todo o país, Maxon conhece as garotas no mesmo momento em que elas descobrem que são as selecionadas e uma camera grava todas as suas reações dele, diante de cada nome e rosto anunciado.
Depois disso as garotas chegam ao palacio e é aquele rebuliço! Tantas mulher juntas em um unico lugar, novidades para algumas, felicidade para outras...
Em meio a tudo isso, diversos acontecimentos marcantes pontuam a história, a invasão de rebeldes, selecionadas expulsas ou descartadas... Até onde America iria com essa história se tinha certeza de que nao encontraria o amor ali? E Maxon, será que ele sabia dos verdadeiros motivos de A seleção estar acontecendo naquele exato momento? Estaria ele pronto para ser sincero, espontaneo, amar alguém?

Ao contrário do que muitos dizem por aí, A Seleção não é um livro famoso por ser "modinha", ele é cativante, único, por esse motivo está onde está hoje. A Seleção conquistou profundamente, eu nem queria ler ele, mas como Kiera vem para Bienal este ano eu queria conhecer mais o livro dela, e digo-lhes uma coisa: Foi totalmente inesperado, não me lembro de ter lido um livro que prendesse tanto quanto este, pensei que não era um livro legal, mas me enganei, só lendo para saber. É muito bom mesmo , entrou na minha lista de preferidos de 2014!
Adorei o enredo da história, o desenvolvimento, os personagens, o diálogo, as descrições... Kiera não exagera em nada, ela coloca o necessário e só!
Não pense duas vezes antes de comprar. Compre mesmo, é muito bom.
Meus personagens preferidos foram: America (lógico) , Maxon, May - sou tia dela agora (risos) - e Marlee (toda misteriosa e a que eu mais amo em todo o universo). Cada um deles me conquistou por um motivo, America  por ser humilde, doce e guerreira. Maxon pois se mostrou que não era nada daquilo que eu pensava que ele fosse (filhinho de papai arrogante). May  por ser a irmã mais fofa da história da literatura (e me fazer chorar) e Marlee por ser fiel, forte e uma amiga sensacional (quero ela pra mim).
Sobre a capa, é claro que é linda - assim como a história.
Embora eu tenha gostado de Maxon, ele deixou muito à desejar pelo menos nesse primeiro livro. Quando ele deveria ter tomado uma providência extrema - que é a de enxotar Celeste da Seleção - ele não fez, sinceramente fiquei muito decepcionada com isso - mesmo sabendo que a Kiera sabe o que faz.
Mas em alguns momentos também achei a America burra - sim, porque não? isso é o que torna os livros mara, o personagem se fazendo de idiota uma vez na vida (risos) - por não ter contado ao Maxon o que Celeste aprontou com ela, antes.
Como todo livro tem um vilão ou alguém que quer sempre atrapalhar a vida dos personagens, este livro também tem. E este vilão é, claro, Celeste.




Espero que leiam e que gostem tanto quanto eu gostei!
O enredo, o contexto histórico, as surpresas, fatos reais do porque de cada acontecimento, tranforma o livro em uma novidade, uma distopia unica e cheia de romance, perigo, e surpresas.
Minha nota para o livro é 4, capa: 3. 
Indico a leitura, especialmente para aqueles que, assim como eu, amam a realeza, romance, e surpresas.

                                                                  Beijos e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário