25 de maio de 2014

Resenha: Veneno

25 de maio de 2014

Título: Veneno
Título Original: Poison
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
N° de Páginas: 273 (Incluindo 1° cápitulo de "Feitiço")


"Repense seus vilões"
Sexy, sarcástico de prender a respiração!

Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos!

Não existe "Felizes para Sempre"!

Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcastica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a rainha , sua madrasta.Você vai entender porque nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria "um final feliz" pode se tornar o pior dos pesadelos!




Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com o realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!

Em um reino distante, um velho rei precisa se ausentar para uma batalha, deixando sua bela filha aos cuidados de sua esposa, uma mulher sexy e de extrema beleza que foi obrigada a casar-se muito cedo e que aprendeu a tirar os obstáculos da frente tão logo apareçam. 

Branca de Neve não queria que seu pai fosse para a batalha, ela já tinha problemas demais com sua madrasta. Ela não queria usar corpetes apertadíssimos e se portar como realeza, mas sim aproveitar sua juventude e se divertir sozinha, na companhia apenas de seus estranhos amigos anões, ela sabe que haverá problemas.

A rainha não teria problema nenhum com Branca de Neve, desde que ela se portasse como uma dama e não como uma selvagem. Aproveitando a ausência do Rei, ela ensinará algumas lições à enteada, entre outras coisas, ela quer mostrar quem manda ali. Mas Branca de Neve não é do tipo "pobre mocinha". Aliás, ela não é do tipo "mocinha", "princesa", "esposa". Essa disputa de forças vai abalar todos no reino. Seja um caçador de passagem por ali, um príncipe desajeitado ou os anões à margem da sociedade: quem escolher um lado pagará um preço muito alto pela ousadia!






(...) Ninguém ousaria desafiar as ordens da rainha, por mais que odiassem  ver sua amada princesa tão infeliz. E ela estava desesperadamente infeliz, mas esse, no fim das contas, dizia a rainha a sí mesma, era o propósito.Por que Branca de Neve concordaria com um casamento se fosse feliz em casa? A rainha queria que ela sumisse dali. Precisava que ela sumisse. E se havia uma coisa que tinha aprendido em toda a sua vida era que não se conquistava nada sem um pouco de sofrimento. (...)

Quando eu estava começando a achar que a rainha Lilith era boa, voltei a achar que ela não prestava. Eu pensava que veria o lado bom da rainha ou "madrasta", mas não conseguii. Embora claro, a Sarah ter me feito se apaixonar pela Lilith mesmo ela não sendo uma "santinha", e foi exatamente com isso que eu mais me impressionei - pareço ter uma queda pelos vilões rs - amei a personagem recontada pelo lado e estilo de Sarah Pinborough. 




(Por coincidência, no dia em que estava voltando do evento do James Dashner, eu encontrei esta belezinha no metrô, e por coincidência era exatamente este livro que eu estava lendo.)




(...) A dor como todas as coisas, seu pai havia lhe explicado, é algo que passa. (...)

Até mesmo em contos de fadas podemos ter um pouco de realidade. Ainda mais lendo um livro de Sarah!


(...) Não imaginava que pudesse haver alguém tão bonita quanto Branca de Neve, mas ali estava uma prova do contrário.
Se o cabelo de Branca de Neve era negro e denso, o da rainha era louro branco como um tecido de seda que caía sobre suas costas. (...)

Lilith era tão bonita quanto Branca de Neve, e  mesmo assim o seu "lado malvado" falava mais alto e a deixava um tanto "feia" ao lado de Branca de Neve, linda, boa e doce.

(...) Talvez fosse sentir falta dos momentos vividos com os anões. A irmandade. A amizade e a lealdade tácita. Essas duas coisas eram muito difíceis de encontrar quando se nascia com sangue real. (...)

Todos temos um preço a pagar. E para a realeza o preço é esse: falta de amizade e lealdade verdadeira.



(...) Ele gritou algumas vezes e Carrancudo o tomou pelo braço, despertando-o bruscamente, mas era difícil dizer onde ficava a fronteira entre a fantasia e a realidade. (...)

Eu simplesmente me encantei com este trecho, toda uma magia em uma simples frase.



(...) -Shhhhhh - disse ele, e antes que conseguisse se segurar, abaixou e a beijou. Seus lábios eram tão doces e macios como imaginara que seriam. Ele se demorou alguns segundos, desfrutando da sensação do calor que seu corpo exalava do interior do vidro, e em seguida se afastou. Ela o olhou sem fôlego. - Sou o homem com quem você vai se casar. (...)

Fiquei me perguntando como podia uma coisa dessas. Como se fosse a coisa mais normal e como se não precisasse de um pedido, como se ele mandasse nela e o que ele mandasse seria lei... E se ela não quisesse se casar com ele? Ele provaria de seu próprio Veneno? Seria o príncipe muito egoísta?



(...) O príncipe quase explodiu. Bela, boa e recatada. Exatamente o que ele sempre quisera. A princesa perfeita. (...)

Nada nunca é o que parece ser. Nada é perfeito. Nem mesmo em conto de fadas, histórias fantasiadas ou seja lá o que for, até mesmo na vida nada é perfeito... Logo em breve o belo príncipe provaria de seu próprio veneno, e infelizmente muitas pessoas sofreriam com isso e com o egoísmo ridículo dele. 


(Acho a Jéssica tão parecida com a Branca de Neve nesta foto, que tinha que incluí-la aqui :3)




Bom, vamos falar um pouquinho fora das frases do livro? 
Bravo, bravo, bravo...Sarah como prometera mudou o meu conceito de "Repense seus vilões" e também meu levou a loucura, pois eu pouco conheço sobre contos de fadas, e lendo a trilogia eu ficava meia perdida..chegava até a perguntar para amigos e familiares: "Acontece isso na história real ?". Porém mesmo eu não conhecendo muito bem os contos de fadas da Disney, uma coisa posso afirmar: A versão de Sarah é MUITO melhor. Simplesmente perfeita, mágica, incrivelmente diferente e apaixonante... Eu nunca gostei de 
'Era uma vez'... ou de contos de fadas...Mas Sarah conquistou  meu coração, me fez pensar, até encontrar maneiras boas o bastante para ligar pontos com linhas...
No decorrer do enredo ela deixa claro - entre linhas - muitas coisas e detalhes, que só prestando muita atenção para pegar.



Uma das coisas que também me ocorreu é que o livro de Sarah é realmente incrível, pois só quando é que, eu não demoro muito tempo para ler, felizmente eu tive tempo o suficiente para ler rápido - como a leitura me pedia, pois quanto mais eu lia, mais eu queria ler..sabe aquele gostinho de quero mais? pois é, em Veneno encontramos isso! - e até mesmo nos momentos em que eu não tinha tempo, eu deixava tudo de lado e corria para minha leitura. Felizmente Veneno não tomou muito do meu tempo mas como eu disse..me deixou com gostinho de "quero mais" e felizmente, para minha sorte tinha mais dois livros para minha pessoa ler, e que livros...Mas enfim.
Os personagens que mais me agradaram foram os "vilões", eles têm um "gostinho" bom. Digamos somente que eles tem uma magia tão forte e elétrica que me deixaram sem fôlego e que a forma como Sarah faz uma junção de certas coisas - não vou contar agora, só na ultima resenha da trilogia - é surpreendente. 


Uma coisa eu vou dizer para vocês meus caros leitores, tanto vocês que não gostam de conto de fadas, como vocês que são apaixonados, para vocês fãs de Once Upon a Time e Grimm e para vocês que também não são fãs - e as vezes nem sabe o que é - este livro é uma leitura mais que recomendada, você vai pensar tanto, tanto que vai parecer que nunca viu certas coisas por certos lados...Sarah nos mostra um outro lado dos contos de fadas, e vai sim fazer vocês se apaixonarem por eles, e pela trilogia Encantadas. 
Você vai viajar em um mundo totalmente conhecido e vai descobrir que você estava em um mundo desconhecido, vai viajar entre as milhares de linhas que Sarah escreveu e repensar seus vilões como nunca havia feito antes ... 





Digam-me, já leram? O que acharam?

Bjitos ...

----*Teh----



Nenhum comentário:

Postar um comentário